Já está sonhando com as férias de verão? Então vem conferir essa lista com dicas de destinos no Rio de Janeiro e arredores para visitar na estação mais quente do ano!

Se você já mora na Cidade Maravilhosa, aproveite para conhecer esses lugares incríveis que ficam bem pertinho. Se você está planejando sua visita ao Rio, vai descobrir cantinhos especiais, fora do roteiro turístico tradicional.

Aproveite para já planejar suas férias de fim de ano e explorar 20 destinos próximo ao Rio de Janeiro.


Dica importante para a sua viagem

O estado do Rio de Janeiro é super querido pelos turistas, afinal há muito o que conhecer. Por isso, resolvemos listar os lugares no Rio que não podem ficar de fora do seu roteiro! Alguns deles são verdadeiros paraísos secretos que você consegue chegar em no máximo 3 horas de carro saindo da capital.

Falando nisso, uma super dica é alugar um carro para fazer essas mini trips. É possível também ir de ônibus até todos esses destinos listados, porém, com um carro você tem mais liberdade de circulação e mobilidade, podendo até combinar vários destinos em uma mesma viagem.


20 destinos próximos ao Rio de Janeiro para visitar no verão

Agora vamos ao que interessa? Fizemos uma seleção de 20 destinos imperdíveis no estado do Rio de Janeiro para que você possa escolher onde passar as suas férias de verão.

Aproveite para combinar alguns deles e montar o melhor roteiro de viagem para curtir a dois, com a família ou até em uma divertida roadtrip entre amigos!

1. Saco do Mamanguá, Paraty

Se você quer se desconectar e deixar todo o estresse da cidade grande de lado, você tem que conhecer o Saco do Mamanguá, localizado no município de Paraty. Distante 4h do Rio, a estrutura da região é bem simples – não tem nem sinal de telefone!

Essa é uma ótima escolha para quem gosta de sossego e contato com a natureza. Você pode fazer trilhas, além de passeios de caiaque, barco a vela, remo e SUP. Pelas trilhas, dá pra chegar ao Pico do Pão de Açúcar, paisagem mais famosa de lá, além de várias cachoeiras e praias

saco do mamanguá rj
Vista da Pedra do Pão de Açúcar no Saco do Mamanguá.

Dica de hospedagem no Saco do Mamanguá

Uma excelente opção é o Mamanguá Eco Lodge. É uma pousada aconchegante, com uma vista deslumbrante para o mar e cercada pela Mata Atlântica.


Aproveite para ler: O que fazer em Paraty: 20 passeios imperdíveis


2. Destinos no Rio de Janeiro: Praia do Sono, Paraty

Bem pertinho do Saco do Mamanguá, a Praia do Sono não é figurinha nova por aqui. Pra se ter ideia de como esse amor é antigo, nós vamos para lá desde 2009.

Com cerca de 1km de extensão, essa é uma das praias mais lindas na região da Costa Verde. Acampar na Praia do Sono é uma experiência única. Esse é outro destino perfeito pra escapar da cidade e curtir a natureza num fim de semana.

Dica de hospedagem na Praia do Sono

Você pode ficar em um dos campings próximos à praia, onde você vai dormir com um céu cheio de estrelas e acordar bem pertinho do azul cristalino do mar.

Nós recomendamos o Camping Dona Ismênia. Ele fica no canto esquerdo da praia. Dá para montar sua barraca bem na areia. As instalações são bem legais, tem chuveiro quente, cozinha coletiva e a localização é ótima.

Se você prefere mais conforto, pode ficar hospedado na Vila do Teteco Ecopousada, que está a 3km da Praia do sono.

Já deu para perceber que nós adoramos esse cantinho né? Então confere esse vídeo de perguntas e respostas sobre a Praia do Sono.


3. Paraty, Centro Histórico

Além das praias paradisíacas, Paraty também merece um lugarzinho na nossa lista por conta do seu charmoso Centro Histórico. A arquitetura colonial muito bem preservada, o calçamento “pé-de-moleque”, os vários bons restaurantes e as opções culturais são alguns dos pontos altos da cidade.

Sabe aqueles lugares que só de andar por aí sem rumo já ganha o seu coração? O Centro Histórico de Paraty é assim. Com ruas sem movimento de carros, casinhas brancas de janelas coloridas, cafés, atrações culturais, mil opções de artesanatos e lojinhas fofas, Paraty conquista o amor de qualquer um só com esse cartão de boas vindas.

Dica de hospedagem em Paraty

A nossa sugestão de hotel no Centro Histórico de Paraty é a pousada Porto Imperial. Ela tem quartos super aconchegantes, piscina e sauna. Além disso, a parte boa é que ela fica bem no centro, então você já sai da pousada explorando a cidade!

20 destinos próximos ao rio de janeiro
A cidade de Paraty é perfeita para curtir e relaxar por uns dias.

Leia também: O que fazer em Paraty: 20 passeios imperdíveis


4. Praia do Aventureiro, Ilha Grande

Se você nos acompanha há mais tempo, sabe que a gente é apaixonada pela Praia do Aventureiro. Aventureiro não deixa a desejar o que seu próprio nome promete – além de muito sossego! De difícil acesso (você só chega lá de barco, lancha ou por uma trilha), é o lugar para os amantes de natureza e de surfe.

A energia elétrica é limitada e não existe qualquer sinal de telefone ou 4G. Além disso, por ser uma vila de pouquíssimos habitantes e com limite de visitantes, a gente tem a sensação de viver em outro ritmo e de se conectar com a natureza de um jeito mágico.

O cartão postal de Aventureiro é aquele coqueiro deitado, mas de lá você pode explorar vários outros lugares: praias próximas, trilhas e mirantes lindos demais!

Dica de hospedagem em Aventureiro

Como a proposta é justamente esse contato especial com a natureza, camping é a melhor opção de hospedagem. Até porque não há hotéis lá em Aventureiro.

Nós indicamos o Camping Menino da Canoa, que tem uma ampla área arborizada, cozinha bem equipada, chuveiro com água quente e um restaurante delicioso.

Mala de Aventuras Ilha Grande
O famoso coqueiro deitado de Aventureiro: cartão postal de Ilha Grande!

5. Parnaioca, Ilha Grande

Se você pensa em ir para Aventureiro, pode colocar nos seus planos uma esticadinha até Parnaioca! Os barcos saem cedinho de Aventureiro e voltam no final da tarde. Dá pra aproveitar bastante o dia nesse paraíso! Ah, dá pra chegar a Parnaioca também por uma das trilhas mais incríveis de Ilha Grande, a T16, que sai de Dois Rios.

Parnaioca é uma praia quase vazia. Tudo é tão preservado que ainda há ruínas de construções levantadas pelos escravos e uma igrejinha que mantêm traços originais.

Nesse cantinho quase intacto, você pode curtir o Rio Parnaioca (à direita, quando se está de frente pro mar). Aproveite para dar um mergulho nas águas super tranquilas, já que o mar por lá é bem forte.

praia parnaioca
A incrível Praia Parnaioca, com o rio que deságua no mar! Foto: @brenomadeira

Dica de hospedagem em Parnaioca

Os campings só foram legalizados lá em 2007, então mesmo camping é coisa rara por lá. O mais famoso deles é o camping do Seu Silvio.


6. Destinos no Rio de Janeiro: Ilha da Gipoia, Angra dos Reis

Das 365 ilhas de Angra dos Reis, a gente não poderia deixar de colocar a Ilha da Gipoia na lista de destinos no Rio de Janeiro para visitar no verão! Por ser enorme, ela oferece opções pra todos os gostos.

Se você prefere praias de águas mais tranquilas, pode conhecer Calhau. Se você curte um clima de agitação, tem a badalada Praia do Dentista. Ou, se você for do surfe e procura mares mais agitados, a Praia Grande pode ser o seu lugar.

Como a ilha tem uma infraestrutura muito boa, você pode contratar um serviço de barco pra dar uma volta pelas principais praias. Lá você encontra com facilidade também vários restaurantes, hotéis e pousadas, bares.

Dica de hospedagem na Ilha da Gipoia

Se você procura hospedagem na Ilha da Gipoia mesmo, uma pousada muito indicada pelos viajantes é a Canto do Hibisco, que tem vários bangalôs super aconchegantes. Outra opção é a Pousada da Figueira, que fica em Angra dos Reis, e tem piscina, sauna e uma vista linda pro mar.


7. Praia de João Fernandes, Búzios

Uma vez em Búzios, não deixe de ir à Praia de João Fernandes! Assim que você chega ao mirante, já é surpreendido pela vista incrível de uma das praias mais bonitas de Búzios.

Por ter muitos restaurantes e hotéis, é uma praia que acaba atraindo mais os turistas que visitam Búzios. Outro atrativo de lá é o aluguel de equipamentos para snorkeling, caiaque e SUP.

passeio de barco búzios
Conhecer o litoral de Búzios a bordo de um barco é um dos passeios imperdíveis na cidade!

Dica de hospedagem na Praia de João Fernandes

Se você é daqueles que ama um pôr-do-sol, uma dica de hospedagem em João Fernandes é a Pousada Porta do Céu, que tem uma piscina com vista pro mar. Clique para conferir outras opções de hotéis em Buzios com vista para o mar.


8. Praia de Geribá, Búzios

Das várias praias de Búzios, se você quer a mais badalada é só colar na Praia de Geribá! Além de uma super infraestrutura, ótimos hotéis e um mar lindo e calmo, Geribá tem uma extensa faixa de areia. É como se fossem várias praias em uma só.

Em um canto, mais movimento. No outro, mais sossego. Além disso, é pra lá que muita gente vai para praticar atividades ao ar livre, como SUP, surfe e windsurf.

Dica de hospedagem em Geribá

Nossa dica de hospedagem em Geribá é a Pousada da Cyssa, com quartos lindos, uma piscina incrível e a apenas 300 metros da praia.

praia de geribá búzios
Geribá é uma das praias mais badaladas de Búzios

Aproveite para ler:
O que fazer em Búzios: 15 praias, trilhas e passeios imperdíveis 


9. Praia Grande, Arraial do Cabo

Não precisa de muita explicação: a cor das águas das praias de Arraial do Cabo justificam a escolha desse destino para os seus planos de um final de semana.

Além de azul e cristalino, o mar nas prainhas ainda tem uma temperatura super agradável! A natureza dá o tom desse passeio porque as praias são cercadas de vegetação.

Dica de hospedagem em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica a 160km do Rio de Janeiro, e o acesso às prainhas pode ser feito com facilidade de carro, embora você precise andar um pedaço depois de estacionar.

Em Arraial, nós indicamos a Acuário Pousada, na Praia Grande, e a Pousada Vista Turqueza, no Pontal do Atalaia. Aproveite para conferir nosso post sobre onde ficar em Arraial do Cabo: hotéis e pousadas com ótimo custo x benefício.

o que fazer em arraial do cabo vista
Praia Grande em Arraial do Cabo

10. Destinos no Rio de Janeiro: Praia do Forte, Cabo Frio

Bem pertinho de Arraial do Cabo está Cabo Frio e sua tradicional Praia do Forte, de água gelada transparente e areia bem branquinha. Com mais de 7km de extensão, ela fica bem no centro da cidade, e tem bares e restaurantes por toda a orla.

Dica de hospedagem na Praia do Forte

A Praia do Forte tem trechos de mar mais manso e trechos com mar mais forte, ótimo para os surfistas. Outra prática esportiva bem comum nesse destino é o iatismo, já que lá é conhecido por ser a maior raia do mundo. A nossa recomendação de hospedagem por lá é a Pousada La Portella, que fica a minutos a pé da praia, além de ter piscina e ar-condicionado.

praia do forte em cabo frio
Praia do Forte, Cabo Frio

11. Ilha do Japonês, Cabo Frio

A Ilha do Japonês é mais um motivo para você conhecer Cabo Frio. As águas dessa pequena ilha artificial na Região dos Lagos são transparentes e quentinhas. Ela fica entre a Praia do Forte e a Praia Brava.

O acesso pode ser feito de barquinho ou, se a maré estiver baixa, a pé mesmo. Como tudo fica bem próximo, é um rápido trajeto de carro. Você pode aproveitar o mesmo fim de semana para conhecer as duas praias de Cabo Frio que a gente listou!


Confira também: 

O que fazer em Cabo Frio: 12 passeios imperdíveis para o seu roteiro

Onde ficar em Cabo Frio: melhores hotéis, pousadas e regiões para se hospedar


12. Praia Seca, Araruama

Ainda na Região dos Lagos, a Praia Seca é um dos destinos de verão no Rio de Janeiro que fica a apenas 130km da capital. Trata-se de uma extensão de areia localizada entre o oceano e a Lagoa de Araruama.

A praia mais famosa da região da lagoa e com maior infraestrutura para turistas é a Praia do Pneu. Para os amantes de esportes, essa região tem um ventinho constante, o que faz com que ela seja muito procurada para a prática de kitesurf. Já na parte oceânica as melhores praias são: Praia do Vargas, Praia do Dentinho e Praia da Pernambuca.

Dica de hospedagem em Araruama

A diferença de Praia Seca em relação aos outros destinos da Região dos Lagos é a tranquilidade. Assim, se você prefere um pouco mais de sossego, vale colocar na sua lista.

Nós indicamos a Kazaya Pousada, que fica a 2km da Praia Seca. Os quartos são simples mas bem confortáveis, tudo é super limpo e ainda tem uma piscina enorme.


13. Ilha da Gigoia, Rio de Janeiro

Se você não tem como sair da capital e mesmo assim quer um programa diferente para um final de semana de verão, a nossa dica é a Ilha da Gigoia. A Ilha da Gigoia é um cantinho escondido na Barra da Tijuca.

Quando você põe os pés lá, parece que nem está na mesma cidade, e o acesso à ilha é apenas por pequenas balsas.

ilha da gigoia rj
Ilha da Gigóia, um pequeno paraíso em meio à cidade do Rio de Janeiro.

Esse refúgio no Rio de Janeiro oferece uma porção de bares bem animados, como o Bar do Cícero e o Bar Caiçara. Pra quem curte SUP, jetski, flyboard e caiaques no badalado 360 Sports.

Dica de hospedagem na Ilha da Gigoia

A nossa indicação de hospedagem é a incrível Pousada Miami. Mesmo pra quem é do Rio, é uma ótima opção pra fugir da rotina e curtir a cidade de um jeito diferente!


14. Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro

Pra fechar a lista de destinos no Rio de Janeiro (e próximos ao Rio) para visitar no verão, a nossa dica é de um lugar na própria capital. A Barra de Guaratiba é um paraíso que fica na Zona Oeste da cidade!

Distante do centro do Rio (cerca de 55km), tem altas trilhas e praias desertas, como as Praias Selvagens e a Pedra do Telégrafo. O local ainda tem opções de atividades pra quem gosta de ainda mais emoção, como o rapel na Pedra da Tartaruga e SUP na Restinga de Marambaia.

rapel em barra de guaratiba
Barra de Guaratiba é um destino incrível para quem curte aventura!

Dica de hospedagem em Guaratiba

Se você mora no Rio, pode tranquilamente fazer um bate e volta. Se quiser aproveitar pra descansar e dormir em Barra de Guaratiba, a pousada Le Relais de Marambaia é super descolada e tem piscina com uma vista sensacional. O Tugas SUP pode ser uma opção mais em conta e igualmente legal!


15. Praia de Itamambuca, Ubatuba

Se existe um lugar ideal para surfar em Ubatuba, esse lugar é a Praia de Itamambuca! Ela já tinha aparecido por aqui quando listamos os 10 lugares próximos ao Rio para acampar.

A nossa queridinha de Ubatuba entrou de novo para as nossas favoritas, porque é uma viagem perfeita para um fim de semana de verão. Do Rio de Janeiro até lá são apenas 315km.

Se você não é do surfe, Itamambuca também é uma ótima praia em Ubatuba, porque no canto esquerdo o mar é bem mais tranquilo.

ubatuba sp
O litoral de Ubatuba é perfeito para a prática de esportes aquáticos

A praia é extensa e preservada, então você encontra um lugar cheio de paz para renovar as energias. Lá tem uma estrutura legal de bares, quiosques e restaurantes cheios de gente bonita!

Dica de hospedagem em Itamambuca

Quando se fala de hospedagem na Praia de Itamambuca, são muitas opções de hoteis, hostels, campings, pousadas e chalés. Achamos que a pousada Itamambuca Casa de Praia vale a pena pelo custo-benefício. Ela fica a menos de cinco minutos da praia e ainda tem uma piscina ótima pra dar aquele mergulho no final do dia.


16. Ilhabela

Também no litoral paulista, Ilhabela requer um pouco mais de planejamento. Para chegar até lá, é preciso viajar até São Sebastião e pegar uma balsa. Por ser bastante badalada, recebe muita procura nos feriados de verão. Por isso, a fila para a balsa acaba sendo um problema nesses dias.

Apesar disso, Ilhabela não poderia ficar de fora dessa lista! É super charmosa, cheia de praias deslumbrantes e cachoeiras. Assim, não faltam opções do que fazer por lá: trilhas, passeios de barco, SUP, ou apenas relaxar. Você ainda encontra uma galera bem animada em festas próximas à praia no fim do dia e à noite nos bares da Vila.

20 destinos próximos ao rio de janeiro ilhabela
Ilhabela é um lugar perfeito para visitar!

Sem dúvida, as praias imperdíveis são as de Castelhado e a do Bonete, que você consegue chegar por trilha ou barco. Uma boa pedida é um mergulho com os peixinhos na Ilha das Cabras e na Praia das Pedras Miúdas.


Dica de hospedagem em Ilhabela

Como se trata de uma ilha bem grande e movimentada, são muitas as opções de onde ficar em Ilhabela. Dependendo do seu estilo, há de campings a hoteis mais luxuosos.

O Hotel Casa Apoema tem aquele estilo tipo de casa de praia super gostoso. Ela fica bem de frente pro mar e ainda tem churrasqueira e uma piscina com uma vista sensacional.


17. Visconde de Mauá

Para quem prefere um refúgio nas montanhas, Visconde de Mauá é o destino perfeito! Distante 3h do Rio, a região tem diversas vilas e você pode escolher onde ficar dependendo do estilo seu estilo. Há vilas mais badaladas e outras mais  hippies, algumas com comércio de artesanato e orgânicos, enquanto outras têm restaurantes e bares mais chiques.

20 destinos próximos ao rio de janeiro visconde de mauá
Visconde de Mauá e suas belas cachoeiras.

As cachoeiras são várias: Escorrega, Poção e Santa Clara são as mais conhecidas. O Vale do Pavão também é um passeio imperdível! Como são muitas trilhas, o ideal é que você planeje com antecedência o roteiro.

Dica de hospedagem em Visconde de Mauá

Quando estivemos lá, alugamos um chalézinho pelo Airbnb maravilhoso, o que acaba sendo também uma opção de hospedagem, principalmente para quem for viajar em grupo, em famílias com crianças e tudo mais.

O conforto de estar num apartamento ou numa casa só para você, pode fazer total diferença na sua viagem.

Mas caso você prefira optar pelas tradicionais pousadas, uma muito aconchegante é a Pousada Mauá Brasil, que tem piscina natural e uma vista linda para a montanha.


Confira também:

Pousadas românticas em Visconde de Mauá: 10 opções para você curtir juntinho


18. Sana, Macaé

Outro vilarejo para aqueles que amam tranquilidade, natureza, simplicidade e umas cachoeiras de água bem gelada pra lavar a alma! Sana fica localizado a apenas 165km do Rio.

Alguns dos passeios imperdíveis em Sana são a Pedra do Peito de Pombo, a Cachoeira Mãe e a Cachoeira do Escorrega. Além disso, você ainda pode aproveitar os barzinhos da rua principal do vilarejo e ainda curtir um forró de pé de serra!

20 destinos próximos ao rio de janeiro sana
Sana é um ótimo destino para trilhas, ecoturismo e natureza.

Dica de hospedagem em Sana

Existem muitas opções de camping em Sana. Se prefere mais conforto, hoteis e pousadas também são opções de hospedagem. A nossa recomendação é o Hotel Pousada Bambuzal, que tem quartos super charmosos e uma área verde bem grande.


19. Serrinha do Alambari, Penedo

Localizado entre Penedo e Visconde de Mauá, esse distrito abriga 57km² de muito verde. São várias cachoeiras maravilhosas, de uma água azul tão azul que você sai de lá de boca aberta! Poço do Dinossauro e Poço do Céu são passeios imperdíveis em Serrinha do Alambari.

20 destinos próximos ao rio de janeiro serrinha do alambari
As cachoeiras da Serrinha do Alambari são lindas! Essa é a queda 2 do Poço do Céu!

Dica de hospedagem na Serrinha do Alambari

Por ser muito perto de Penedo, você pode procurar hotéis e pousadas por lá. Para a galera roots, tem o camping Clube do Brasil. Pra quem procura um pouco mais de conforto com ótimo custo-benefício, a sugestão de hospedagem em é a Pousada das Araucárias.


Leia também: Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ


20. Petrópolis

Apesar de ser mais conhecida pelas baixas temperaturas no inverno, nada mais justo do que colocarmos a nossa casa na lista dos destinos no Rio de Janeiro para visitar no verão: Petrópolis!

Saindo do tradicional circuito do Centro Histórico, existem ótimas opções de passeios de ecoturismo em Petrópolis.

20 destinos próximos ao rio de janeiro petrópolis
Destinos no Rio de Janeiro: uma das várias cachoeiras incríveis de Petrópolis

A 70km da capital, você encontra várias cachoeiras, trilhas, mirantes incríveis e o ar puro da Serra dos Órgãos! Aproveite para conferir nosso post com 30 dicas de passeios para quem está buscando o que fazer em Petrópolis.

Dica de hospedagem em Petrópolis

A hospedagem em Petrópolis pode variar bastante dependendo se você tem um estilo mais urbano ou se prefere estar próximo à natureza. Se você é do segundo grupo e gosta de sossego, vai amar passar uns dias na Pousada Paraíso Açu.


Veja também:

Petrópolis: roteiro para um final de semana romântico

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Pronto para conhecer a fundo o Rio de Janeiro e os seus arredores?

Depois de tantas dicas legais de lugares para conhecer no Rio e fora dele, a gente espera ter ajudado você a decidir o melhor lugar para passar uns dias de férias, relaxando e curtindo muito o que tudo de bom esses lugares têm para oferecer.

Se você já tiver ido para algum desses destinos, conta para gente aqui embaixo, nos comentários. E caso ainda não conheça nenhum, depois nos conte como foi a sua experiência, ok? Nós amamos saber das aventuras de vocês! Boa viagem!


Veja também:

 Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

6 lugares românticos próximos ao Rio de Janeiro


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

8 respostas

  1. Outro destino imperdível que fica bem pertinho do Rio é Guapimirim, na região Serra Verde Imperial. Repleto de trilhas, cachoeiras e passeios rurais. Vale muito a pena!

  2. Lumiar = Distrito de Nova Friburgo.
    Lugar lindo, repleto de cachoeiras, gastronomia farta e pousadas aconchegantes !
    Fica a Dica…?

  3. Passando pará lembrar de Saquarema, cidade litorânea, lindaaaa, acolhedora e uma beleza peculiar. Vale muito conhecer. O único problema é não querer ir embora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *